Nutrição

Nutrição é o processo de fornecimento aos organismos animais e vegetais dos nutrientes necessários para a vida. É também a ciência que investiga as relações entre o alimento ingerido pelo homem e as doenças, buscando o bem-estar e a preservação da saúde humana.

Nutricionista é o profissional de saúde que se especializa em nutrição humana e possui formação acadêmica em Nutrição. É da sua responsabilidade planejar as refeições, elaborar cardápios e controlar programas de alimentação e nutrição.

O nutricionista faz cálculos nutricionais dos alimentos e decide quais os melhores ingredientes a serem usados em cada refeição. Os locais de atuação podem variar entre hotéis, restaurantes, escolas, asilos, padarias, supermercados, etc.

Na área clínica, o nutricionista orienta de forma individual ou em grupo, pessoas que necessitem de dieta alimentar específica, como os obesos, diabéticos, hipertensos e outros.

Além do modo natural de ingerir os alimentos (via oral), a nutrição também pode ser feita de modo enteral (o alimento é colocado diretamente no tubo digestivo) ou parenteral (o alimento é administrado diretamente na veia), em pacientes com necessidades nutricionais especiais.

Uma boa nutrição significa prevenção de doenças crônicas, vida saudável e qualidade de vida. Muitos problemas de saúde podem ser evitados através de uma alimentação saudável, que siga as proporções adequadas de cada alimento.

artigo-principios-da-nutricao-funcionalnutircao_1nutricao_e_alimentacao_-_Alliance_Shutterstocknutricao-840x415nutricao-consulte-3nutricao