Depilação com cera

A Depilação com cera é a eliminação dos pelos, através de cera produzida com mel. O tratamento promove uma esfoliação da pele, pois é capaz de remover a camada de células mortas. A depilação com cera é um método semi-permanente de depilação que remove os pelos da raiz da pele.

Quais são os tipos de ceras que vocês utilizam?

Existem no mercado várias opções de cera, mas cada tipo de cera tem alguma limitação de acordo com características da pele e do pelo, assim como as áreas do corpo.
A Depil House utiliza dois tipos de cera, a quente e a de algas marinhas. O método empregado é o conhecido como Caneco, no qual se utiliza uma cera específica, de mel com própolis. O método consiste em passar a cera, na temperatura e ponto ideais, sobre a pele e pelos da pessoa e retirar a própria cera, dispensando o uso de panos ou plásticos.

Existe uma cera para cada parte do corpo?

Existem vários tipos de cera: ceras específicas para pelos mais finos como aqueles que encontramos nos braços e para pelos mais grossos como os da virilha, axilas, pernas e alguns tipos de barba.
Com relação à composição da cera, quanto mais natural, melhor será para a pele, pois diminuem as chances de ocorrer uma reação alérgica devido à adição de alguns componentes como, por exemplo, corantes e aromatizantes.

Qual cera traz um resultado mais eficaz?

Tanto a cera quente, quanto a cera de algas marinhas retiram os pelos pela raiz, o que permite uma maior durabilidade da depilação. Entretanto a utilização da cera quente é mais vantajosa pelo fato de ajudar na abertura dos poros facilitando a retirada dos pelos. A cera de algas marinhas é ideal para peles claras e sensíveis.

O que é indicado para as áreas mais sensíveis? Existe algum produto específico?

Outra vantagem da utilização da cera quente é que a mesma adere mais ao pelo do que na pele, amenizando em até 70% a sensação dolorosa, sendo o método mais indicado para as áreas mais sensíveis do corpo. Existem pessoas extremamente sensíveis à dor que fazem uso de comprimidos analgésicos minutos antes da depilação.
Uma situação na qual as mulheres ficam mais sensíveis é no período pré-menstrual, no qual não é recomendado fazer depilação, pois a sensação de dor torna-se mais evidente. A sensibilidade à dor pode aumentar também no período gestacional, devido ao inchaço causado pela retenção de líquidos.

Após a depilação, o que é indicado para amenizar a dor? E tem alguma restrição?

Pode e deve-se fazer uso de géis ou cremes específicos para o pós-depilatório, pois estes ajudam a acalmar e cicatrizar a pele e proporcionam uma sensação de alívio e refrescância. Usar roupas mais largas e mais confortáveis após a depilação também ajuda a amenizar a dor e evita que ocorram assaduras na pele já sensibilizada.
Existem algumas restrições quanto à depilação com qualquer tipo de cera. Tomar sol sem protetor solar após a depilação pode sim causar manchas escurecidas na pele. O ideal é fazer depilação 24h antes de se expor ao sol.

A depilação com cera não é recomendada para as áreas onde se faz uso de cremes que contenham algum tipo de ácido, como os cremes antidade e cremes para tratamento de espinhas, pois também pode contribuir para o aparecimento de manchas na pele.

De quanto em quanto tempo a mulher precisa fazer depilação?

A depilação com cera retira a camada mais superficial da pele, a camada córnea. Dessa forma, a pele leva, em média, 28 dias para se recompor após utilização de cera depilatória, por isso não se deve fazer nova depilação em menos de um mês da depilação anterior. Entretanto, o crescimento dos pelos varia de pessoa para pessoa, sendo que pode ser mais acelerado em algumas pessoas do que em outras, o que leva à necessidade de realizar depilação com mais frequência. 

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer depilação com cera?
Vantagens:

  • Retira os pelos pela raiz;
- Maior durabilidade da depilação;
- Com cera quente a sensação de dor é menor
- Pelo fato de retirar os pelos com a raiz, a tendência é diminuir o crescimento;

Desvantagens:

  • Tem que esperar o pelo crescer até um tamanho de mais ou menos 5mm;
- Pode encravar mais os pelos,  caso a pessoa não faça esfoliação e hidratação com certa frequência

Escolha um profissional adequado

Verifique se o profissional é realmente especialista na depilação e exija produtos descartáveis e o uso de luvas durante o processo, além de um ambiente limpo e esterilizado. Caso você tenha algum tipo de restrição alérgica, vale também informar ao profissional para que ele verifique se os produtos utilizados podem agredir a sua pele. Tenha cuidado com ceras diferentes que são à base de lima, mel e açúcares, pois elas podem causar queimaduras na sua pele.

Recomendações

  • Evitar exposição ao sol e usar cremes e desodorantes que contenham álcool em sua formulação, no período de 24 horas após a depilação, para não causar manchas na pele.
  • Não faça uso de calças jeans apertadas após a depilação das pernas e virilha para não causar irritação na pele.
  • Após a depilação de qualquer parte do corpo, use SEMPRE O PROTETOR SOLAR, mesmo em dias de chuva.
  • Se você estiver com assaduras, irritações ou algum tipo de anomalia na pele, deve procurar depilar-se numa outra ocasião.
  • Nunca retire pelos encravados utilizando agulhas e alfinetes. Este procedimento poderá causar manchas na pele além de possíveis infecções.
  • Faça uma esfoliação até 3 dias antes de se depilar como forma de evitar que os pelos encravem.

Tratamentos Corporais